Manjar de coco queimado

Ingredientes:
Manjar: 1 xícara (chá) de coco ralado
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
10 colheres (sopa) de amido de milho (Maizena)
1 litro de leite
1 vidro pequeno de leite de coco (200 ml)

Calda: 1/2 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) água
1 vidro pequeno de leite de coco morno (200 ml)

Modo de Fazer:
Manjar: Em uma panela pequena, coloque o coco e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até dourar. Reserve.
Em uma panela média, misture o açúcar e a água. Leve ao fogo médio, sem mexer, até obter uma calda com coloração dourada.
Dissolva o amido de milho no leite. Acrescente à calda, junte o leite de coco e o coco queimado reservado e cozinhe, em fogo médio, mexendo sempre, até engrossar.
Molhe uma forma de furo central média (22 cm de diâmetro) com água gelada. Retire a água, não precisa secar a forma. Coloque o creme e deixe esfriar. Leve à geladeira por 3 horas ou até ficar firme.
Calda: Em uma panela pequena, coloque o açúcar e a água e leve ao foro médio, sem mexer, até obter uma calda dourada. Junte o leite de coco morno e mexa até obter uma calda espessa.
Espere esfriar e coloque sobre o manjar.

Manjar de coco branco

Ingredientes:
2 côcos secos com sua água (se não tiver coco fresco, pode colocar 300 gramas de côco seco ralado, daquele de saquinho mesmo)
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
5 colheres de sopa de amido de milho
1 lata de ameixas em calda
1 xícara (200 ml) de açúcar
2 xicaras (200 ml) de água

Modo de fazer:
Coloque a polpa dos côcos juntamente com sua água e bata no liquidificador até ficarem pedaços pequenos, mas não bata muito, para não virar uma pasta.
Coloque numa panela grande a mistura de côco, o leite, o leite condensado e o amido de milho, misture tudo muito bem e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar.
Molhe com água fria uma forma de furo central, despeje o manjar, deixe esfriar e leve a geladeira. Fica mais gostoso de um dia pro outro.
Numa panela pequena coloque as ameixas com a calda da lata, o açúcar e a água. Deixe ferver até o ponto de calda rala. Deixe esfriar e leve a geladeira.
Quando for servir o manjar, desenforme-o, coloque por cima a calda e decore com as ameixas.

Afogado de carne de vaca

Ingredientes:
1/4 xícara (chá) de azeite
6 dentes de alho picados grosseiramente
2 cebolas grandes picadas
1 pimenta vermelha picada grosseiramente
2 folhas de louro
2 kg de músculo limpo e cortado em cubos médios
1 mocotó (pata de boi) limpo e cortado em pedaços
3 litros de caldo de costela (3 tabletes de caldo de costela dissolvidos em 3 litros de água)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Folhas de alfavaca a gosto
Cheiro-verde picado a gosto (salsinha e cebolinha)

Modo de preparo:
Numa panela de ferro grande, com 1/4 xícara (chá) de azeite, doure 6 dentes de alho picados grosseiramente, 2 cebolas grandes picadas, 1 pimenta vermelha picada grosseiramente e 2 folhas de louro. Junte 2 kg de músculo limpo e cortado em cubos médios e 1 mocotó (pata de boi) limpo e cortado em pedaços. Refogue bem até dourar novamente.
Acrescente 3 litros de caldo de costela (3 tabletes de caldo de costela dissolvidos em 3 litros de água), sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Cozinhe por 3 h em fogo baixo até que a carne fique macia e com um caldo denso. Durante o cozimento, se necessário, acrescente mais 1 litro de caldo de costela.
Depois que estiver pronto, reserve o afogado na geladeira. No dia seguinte, desengordure o caldo, retirando as placas de gordura que se formaram na superfície.
Leve ao fogo novamente e, quando ferver, corrija o sal e junte as folhas de alfavaca e o cheiro-verde picado a gosto. O afogado deve ser servido em pratos fundos e chegar à mesa fervendo.

Caruru

Ingredientes:
100 quiabos frescos de boa qualidade
250 gr de camarao seco limpos sem cabeca
500gr cebola
100 gr de amendoim torrado
100 gr de castanha de caju
50 gr de gengibre
150 ml de azeite de dende
sal ao gosto

Modo de Preparo:
Lavar bem os quiabos e cortar em rodelas. Descascar as cebolas e corta-las em quatro no liquidificador colocar as cebolas, metade dos camarões seco, o gengibre, amendoim, castanha, liquidificar com um pouco de agua.numa panela colocar a mistura e azeite de dende deixar ferver e colocar o quiabo cortado em rodelas, e mais um copo de agua, mexer para não pregar no fundo da panela , acertar o sal , deixar conzinhar até que o quiabo esteja cozido, não parando de mexer.

Vatapá de Frango

Ingredientes:
4 Cubos de caldo de galinha
4 Colheres (sopa) de azeite de oliva
1 Pimenta vermelha
4 Peitos de frango desossados e desfiados (1.200kg)
1 Litro de água
3 Pimentões vermelhos grandes
2 Pimentões verdes grandes
1 Cebola grande
Cheiro-verde a gosto
150 gr de amendoim torrado e sem pele
200 gr de castanha de cajú torrada
1 Vidro de leite de coco grande
2 Vidros de leite de coco pequeno
1 Pacote de creme de arroz
Azeite de dendê a gosto

Modo de preparo:
Colocar para ferver 1 litro de água com 4 cubos de caldo de galinha. Assim que estiver fervendo adicione os 4 peitos de frango desossados que depois de cozinhar serão retirados, deixando o caldo reservado. Quando o frango estiver cozido,desfiá-lo e reservar.
Faça um refogado com 2 pimentões verdes e 2 vermelhos, a cebola, bastante chiero-verde e a pimenta vermelha picada (sem as sementes), tudo bem picadinho. Coloque este tempero em uma panela grande com azeite de oliva e junte o frango já desfiado deixando refogar por um tempo. Misturar neste refogado a castanha de cajú triturada, o amendoim triturado, o leite de coco (vidro grande) aos poucos e o caldo de galinha também aos poucos. Deixe refogar mais um pouco, mas sem parar de mexer. Engrossar com um pouco de leite, 3 colheres (sopa) de creme de arroz e 1 colher (sopa) de azeite de dendê. Refogue mais um pouco e reserve.
Para o acaçá: Faça um creme com 4 colheres (sopa) de creme de arroz, um vidro de leite de coco (pequeno), um pouco de água e sal á gosto. Vai mexendo sempre, sem para, para não empelotar, conforme o creme vai ficando mais grosso acrescente mais um pouco de leite de coco e leite. Quando o creme estiver liso e homogêneo está pronto.
Na hora de servir coloque o vatapá em um pirex e enfeite com o outro pimentão vermelho em formato de sol ou como desejar, na hora de servir no prato, coloque o vatapá e em volta do vatapá o creme de acaçá.

Acarajé

Ingredientes:
1 kg de feijão fradinho quebrado
300 g de cebola
1 colher (chá) de gengibre picado
1 dente de alho
1 colher (sobremesa) de sal
1 litro de azeite de dendê para fritar

Modo de preparo:
Numa bacia grande, coloque 1 kg de feijão fradinho quebrado e lave várias vezes até sair toda a casca. Deixe de molho em água por 3 h.
Num liquidificador, coloque o feijão (que ficou de molho em água), 300 g de cebola, 1 colher (chá) de gengibre picado, 1 dente de alho e 1 colher (sobremesa) de sal. Bata bem até formar uma pasta. Na hora de fritar, bata novamente com o auxílio de uma colher de pau até ficar bem fofinha.
Numa panela grande, em fogo alto, coloque 1 litro de azeite de dendê e deixe esquentar. Com o auxílio de uma colher de pau e uma de arroz, molde bolinhos com a massa e frite-os no azeite de dendê. Coloque sobre papel absorvente.
Corte os acarajés ao meio e recheie-os com vatapá, caruru,camarão seco, salada de tomate picadinho e molho de pimenta vermelha.

Bolinho de chuva recheado


Ingredientes:
Massa:
2 xícaras meio (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Meia colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de margarina
Três quartos de xícara (chá) de açúcar
2 ovos
350 ml de leite

Recheio:
Chocolate: 400 g chocolate meio amargo picado
2 caixinhas de creme de leite

Doce de leite: 2 xícaras (chá) de doce de leite pastoso

Goiabada: 600 gr de goiabada

Modo de preparo:
Recheio:
Chocolate: Numa panela em banho maria derreta 400 g chocolate meio amargo. Retire do fogo e incorpore 2 caixinhas de creme de leite,mexendo bem. Transfira para uma tigela e leve à geladeira de preferência de um dia para o outro. Retire da geladeira e com auxílio de uma colher pequena faça bolinhas e reserve no congelador por 20 minutos apenas para firmar.

Doce de leite: numa tigela coloque 2 xícaras (chá) de doce de leite e leve para a geladeira de um dia para o outro). Retire da geladeira e com auxílio de uma colher pequena faça bolinhas e reserve no congelador por 20 minutos apenas para firmar.

Goiabada: Corte a goiabada em cubos

Massa:
Peneire 2 xícara e meio (chá) de farinha de trigo com 1 colher (sobremesa) de fermento em pó e meia colher (chá) de sal. Reserve.
Numa tigela coloque 2 colheres (sopa) de margarina, três quartos de xícara (chá) de açúcar e 2 ovos e bata com auxilio de um batedor de arame até obter um creme fofo. Adicione a mistura seca de farinha (reservada acima), alternando com 350 ml de leite e misture bem até obter uma massa lisa. Reserve.
Passe cada bolinha de chocolate ou de doce de leite na massa e frite em óleo quente (+/- 155º C) até dourar. Sirva imediatamente polvilhado com açúcar e canela.

Dica: na hora de envolver as bolinhas na massa, faça isso com auxílio de uma colher de sopa e ainda com esta colher de sopa, leve as bolinhas para o óleo quente para fritar. Com isto as bolinhas vão ficar melhor envolvidas pela massa e o recheio não vai escapar. Não faça isso com um garfo.

Torta de coco


Ingredientes:
Massa:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher rasa (sopa) de fermento químico em pó
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de margarina
1 gema, reserve a clara.
3 colheres (sopa) de leite.

Recheio:
1 lata de leite condensado
½ lata de leite
2 gemas, reserve as claras
1 coco fruta, sem casca e ralado

Cobertura:
As 3 claras reservadas
3 colheres (sopa) de açúcar refinado

Modo de preparo: Massa: Misture todos os ingredientes, amasse bem.
Se precisar acrescente leite, deixando uma massa homogênea. (não dura)
Forre o fundo e as laterais de uma forma de 22 cm de diâmetro de aro removível.
Leve para assar por 10 a 15 minutos.
Recheio: Leve todos os ingredientes ao fogo até engrossar e formar um creme.
Cobertura: Bata as claras em neve com o açúcar até formar um merengue.

Montagem: Depois da massa assada, coloque o creme e em seguida as claras em neve.
Leve ao forno novamente até dourar. Deixe esfriar e leve para gelar.

Bolo de Fubá


Ingredientes:
4 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de trigo
1 xícara de chá de fubá
3 colheres de sopa de margarina
1 xícara de chá de leite
4 colheres de chá de fermento

Modo de preparo:
Bater as claras em neve, acrescentar o açúcar, continuar batendo
Acrescente aos poucos as gemas, a margarina, o leite, a farinha de trigo, o fubá e continue batendo
Coloque por último o fermento, bata por mais 1 minuto
Coloque a massa numa forma untada e deixe assar em forno médio pré aquecido por aproximadamente 30 minutos

Bolo de Milho

Ingredientes:
1 lata de milho verde com a água
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
1 pacote de coco ralado
1 colher de sopa de pó royal
2 copos de trigo
2 ovos inteiros

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o pó royal
Coloque o conteúdo em uma tigela adicione o pó royal mexa muito bem
Unte uma forma coloque a massa leve ao forno para assar por 35 minutos

Bolo de milho e coco


Ingredientes:
1 lata de milho verde
4 ovos
100 gr. de coco ralado
50 gr de manteiga
1 lata de leite condensado
1 colher rasa de fermento
1 pitada de sal

Modo de Preparo:
Bater tudo no liquidificador e colocar em uma assadeira untada e farinhada. Forno brando por aproximadamente 40 minutos.

Visitante nº

Counter